Mestrado e Doutorado

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Área de Concentração: Desenvolvimento Socioambiental

 

Fundamentos Epistemológicos da Interdisciplinaridade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Ciência e pesquisa científica;Métodos: indução e dedução; Processos de investigação científica; Lógica e ciência, a estrutura dos enunciados, teorias e hipóteses; O método hipotético-dedutivo; A caracterização da ciência: teorias passíveis de refutação; A complexidade; As concepções de interdisciplinaridade nas ciências; A construção de novos objetos do conhecimento por meio da interdisciplinaridade; O ser humano na centralidade da interdisciplinaridade como programa antropológico; Interdisciplinaridade e métodos comparativos; Interdisciplinaridade e complexidade na Ecologia Humana.

 

Fundamentos Teóricos do Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Contribuir para ampliar o debate sobre teorias do desenvolvimento a partir da  crítica à modernidade e ao  colonialismo nas perspectivas da modernidade, racionalidade, eurocentrismo e esquemas interpretativos sobre poder, dominação, estado e políticas. Colonialismo e pós-colonialismo. Teorias do desenvolvimento e suas criticas. Pós-desenvolvimento. Leituras sobre a descolonização do saber e a produção de uma sociologia integrada aos processos históricos da América Latina.

 

Planejamento Regional e Urbano (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Formação territorial, cultura política e desigualdades regionais no Brasil: origens, causas e consequências do atraso econômico e social do Brasil e da Amazônia em relação aos países desenvolvidos; Planejamento regional, desenvolvimento e globalização; Fundamentos teóricos e estratégias políticas do planejamento público; Planejamento e gestão pública no Brasil; Capital social, instituições e desenvolvimento regional; Instrumentos recentes de planejamento regional no Brasil: A Política Nacional de Desenvolvimento Regional e os programas com foco no território; Experiências recentes de Planejamento Regional nos estados brasileiros; Reforma urbana e o atual marco jurídico-urbanístico brasileiro: as cidades brasileiras e a democratização do planejamento e da gestão urbanos; Instrumentos urbanísticos; Planos Diretores Municipais: panorama pós-estatuto da Cidade; Planejamento estratégico urbano: fundamentos econômicos, objetivos e diretrizes.

 

Mestrado e Doutorado

 

1. Disciplinas optativas

 

Abordagens Metodológicas e Técnicas de Pesquisa (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Método e discurso científico nas ciências sociais. Abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa em ciências sociais. Tendências teórico-metodológicas recentes. O projeto de pesquisa: elaboração. Etapas da pesquisa. II. Objetivos: a) discutir a importância do método para o desenvolvimento da pesquisa e da análise científica; b) identificar e caracterizar os principais métodos de interpretação utilizados na abordagem social; c) Estabelecer a aplicabilidade de abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa. Construir o projeto de pesquisa.

 

Amazônia: fundamentos econômicos, socioculturais e políticos (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina objetiva apresentar os principais debates sobre a formação da Amazônia em seus aspectos histórico, econômico, sociocultural e político, apresentando as principais questões teóricas da sua interpretação enquanto região. Os debates se inscrevem na análise das teorias e dados sobre a ocupação da região por povos ameríndios pré-coloniais, e analise dos primeiros textos e ideários sobre a região, dos cronistas coloniais aos viajantes naturalistas dos séculos XVIII e XIX. Na formação da Amazônia contemporânea são abordadas as questões teóricas no que se refere a sua formação econômica e social, a partir de estudos de formação dos povos habitantes da região, e das formas econômicas e políticas que se reproduzem nessas dimensões territoriais, também são tratadas as ideias integradoras da região ao Brasil, a partir das políticas desenvolvimentistas e dos impactos de grandes projetos agroextrativistas e mineradores da região, os fluxos populacionais que dinamizam os modelos desenvolvimentistas. Por fim, são abordadas as condições de formação e de estudo de uma cultura amazônica e das dimensões que integram um homem amazônico.


Antropologia Social (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A partir dessa disciplina, pretender-se-á analisar as conexões entre a antropologia enquanto ciência contemporânea e os processos de desenvolvimento econômico, político e social, bem como, em tal contexto, discutir a importância do trabalho de campo e do conceito de cultura. Depois de uma abordagem histórica, serão revisitadas as transformações ocorridas desde o final dos anos de 1960; elas trouxeram à tona um paradigma novo em torno à problemática dos processos de descolonização, e ainda os avanços dos movimentos sociais e da consciência ambiental, o que ensejou desdobramentos que viriam consolidar a disciplina em sua dinâmica atual e enquanto abordagem central na discussão dos processos de desenvolvimento. Em parte, essa tendência nova foi produzida no contexto das instituições internacionais e das ONG, que passaram a sistematicamente absorver profissionais da área em seus quadros, mas também no âmbito dos movimentos sociais. É em tal ambiente que os debates acerca da sustentabilidade do desenvolvimento destacam-se, em especial a partir da antropologia econômica e da aplicada. Programa: 1. Propriedades e fatos do desenvolvimento segundo a antropologia; 2. O colonialismo na África, a teoria da mudança social e do desenvolvimento; 3. Metaideologia do desenvolvimento; 4. Antropologia do desenvolvimento e globalização; 5. Cultura a dimensão esquecida; os saberes tradicionais; 6. O Estado e as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento; 7. As instituições no contexto do desenvolvimento FMI, BM, ONU; 8. As resistências, o poder dos movimentos sociais e as ONG; 9. Desenvolvimento e a participação dos antropólogos/cientistas sociais; 10. Discussões sobre sustentabilidade do desenvolvimento, ambientalismo, UC, populações tradicionais, produção de renda/mercados, mulher/gênero, gestão, governabilidade, turismo ecocultural etc.

 

Avaliação de Impactos Sociais e Ambientais em Projetos de Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina abordará a avaliação de impactos sociais e ambientais em projetos de desenvolvimento com maior foco no Brasil e na Amazônia brasileira. A disciplina será composta de oito (08) sessões, conforme os tópicos seguintes: 1. Análise detalhada do termo de referência para a avaliação de impactos sociais e ambientais conforme os padrões internacionais; 2. Elementos da avaliação de impacto estratégico; 3. Elementos da avaliação de impactos sociais e ambientais em projetos de desenvolvimento; 4. Análise de relatórios de impacto social e ambiental - Estudos de caso envolvendo projetos desenvolvimento urbano, saneamento e resíduos sólidos; 5. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e impactos sociais em projetos de desenvolvimento; 6. Plano de gestão de impactos sociais e ambientais; 7. AIA e o reassentamento involuntário e reposição das atividades econômicas das populações a serem reassentadas; 8. Seminário de avaliação.

 

Cultura, Política Pública e Diversidade Cultural (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina abordará a avaliação de impactos sociais e ambientais em projetos de desenvolvimento com maior foco no Brasil e na Amazônia brasileira. A disciplina será composta de oito (08) sessões, conforme os tópicos seguintes: 1. Análise detalhada do termo de referência para a avaliação de impactos sociais e ambientais conforme os padrões internacionais; 2. Elementos da avaliação de impacto estratégico; 3. Elementos da avaliação de impactos sociais e ambientais em projetos de desenvolvimento; 4. Análise de relatórios de impacto social e ambiental - Estudos de caso envolvendo projetos desenvolvimento urbano, saneamento e resíduos sólidos; 5. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e impactos sociais em projetos de desenvolvimento; 6. Plano de gestão de impactos sociais e ambientais; 7. AIA e o reassentamento involuntário e reposição das atividades econômicas das populações a serem reassentadas; 8. Seminário de avaliação.

 

Economia Política das Várzeas Amazônicas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Fundamentos de Economia política / Economia política das áreas úmidas: uma visão global /As especificidades das várzeas Amazônicas / Dinâmica fundiária nas várzeas amazônicas / Ordenamento territorial nas várzeas amazônicas / Mobilidade espacial e a complementaridade várzea-terra firme / Agropecuária e extrativismo nas várzeas: contexto histórico e socioeconomia atual / O lugar das várzeas nos sistemas segionais de Inovação e de arranjos produtivos Locais / Várzeas, cidades e o desenvolvimento regional.

 

Elaboração e Gestão de Projetos Públicos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conhecimento dos principais fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos de desenvolvimento regional.

 

Espaço Público e Produção Social da Cidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Noções de espaço e de espaço público nas ciências da sociedade. Diferentes enfoques teórico-metodológicos na abordagem social do espaço público. Interacionismos, ações coletivas e conteúdos sociais do espaço público. Práticas urbanas e ritualizações: o sagrado e o profano nos espaços públicos. Direito à cidade versus direito à paisagem urbana: o uso do espaço público em questão. A gestão estratégica de cidades e a natureza mercantil dos espaços coletivos no mundo globalizado. Políticas urbanas e recuo da cidadania: o público e o privado na produção social da cidade contemporânea. Turismo, requalificação urbana e espetacularização do espaço público. Vivências, cidadanias e apropriação pública do espaço urbano.

 

Estudos Etnográficos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: No decorrer da disciplina e inicialmente, serão trabalhados os aspectos teóricos e históricos da metodologia de base etnográfica. A seguir, serão identificadas as técnicas de trabalho no campo da pesquisa. Este ponto será complementado com a leitura e análise respectiva do livro de B. Malinowski intitulado "Diário de campo". Por fim, cada aluno fará uma resenha de uma obra clássica que seja reconhecidamente uma obra etnográfica. Metodologia: aulas expositivas e com a participação dos alunos e pesquisa bibliográfica para a produção da resenha.

 

Fundamentos Metodológicos do Neoinstitucionalismo (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Apresentar o debate sobre as principais vertentes da teoria neo-institucional no âmbito das Ciências Sociais contemporâneas; Discutir os micro-fundamentos da teoria neo-institucional e suas aplicações; A criação e desenvolvimento das instituições e a mudança institucional; A particularidade das Instituições na explicação do desenvolvimento.

 

Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A concepção de gestão e ambiente. Os fatores de desenvolvimento humano. O surgimento da gestão ambiental. As concepções da gestão ambiental. Visão e estratégias na gestão ambiental. As políticas de gestão ambiental. Formas de ação de gestão ambiental. As construções sociais da gestão ambiental. Gestão ambiental no Brasil e no mundo.

 

Governança Global e Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas) 

Ementa: Discussões sobre governança global e desenvolvimento convergem tanto quanto a origem da primeira está ligada à promoção e garantia do segundo. Isso ocorre não só em escala internacional por mecanismos de concertação intergovernamentais, mas também nos níveis nacionais e subnacionais, em escalas municipais e comunitárias. Nas negociações internacionais para a elaboração de convenções, tratados, planos e acordos, inclusive, é crescente a convergência entre estas várias escalas e a menção à necessidade de integrá-las, em análise e planejamento, para a promoção do desenvolvimento de tipo sustentável. Esta integração aparece desde a construção e monitoramento de metas que tem nas várias escalas indicadores que mostram a inter-relação constante entre o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. Dessa forma, olhando para o contexto amazônico e para a necessidade de difusão e implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no marco das Organização das Nações Unidas (ONU), esta disciplina busca trazer o debate sobre governança global às discussões sobre desenvolvimento regional na Panamazônia. O fio condutor desta ementa é o crescimento da agenda ambiental nas práticas e na política internacional do desenvolvimento e do seu financiamento tanto para os Estados, quanto para as organizações não-governamentais e os territórios. Da mesma maneira, será mostrada outra convergência importante na agenda da ajuda e do financiamento ao desenvolvimento nos últimos anos que é a relação dessas práticas multi-escalares de governança com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. Nesta convergência específica, a Pan-amazônia ocupa lugar central na definição da agenda (agenda setting) das práticas e novas modalidades de cooperação, governança e financiamento. Por este caminho, pretende-se trabalhar a dimensão internacional e global no planejamento e monitoramento da gestão pública dos recursos naturais, dos territórios e do clima em escala planetária. 

 

Métodos & Técnicas: cartografia temática (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceitos de representação gráfica, visualização cartográfica e seus relacionamentos com elementos de multimídia, assim como nas técnicas de elaboração prática de cartografia temática, com vistas a sua aplicação, principalmente nas áreas das ciências sociais e econômicas.

 

Métodos e Técnicas: Métodos Qualitativos Tópicos Avançados (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina se propõe a refletir sobre as teorias sociais contemporâneas na perspectiva do desenvolvimento e da colonialidade. Pretende revisitar as contribuições, os autores e os conceitos do pensamento crítico e traçar as linhas de suas reflexões. No atual contexto de crise do padrão histórico mundial, tornou-se importante debater as contribuições do pensamento latinoamericano para o avanço da teoria social, observando rupturas e continuidades no debate sobre modernidade e colonialidade. As leituras propostas nesta disciplina visam acompanhar a formação do pensamento crítico para entender genealogias, problemas, desafios teóricos e metodológicos, e novas epistemologias. A noção e a crença no desenvolvimento, debate sobre os projetos intelectuais, os programas políticos e as utopias sociais, limitando nesta disciplina o exame desses processos no correr do século XX. Teorias da modernização e novos esquemas de interpretação sobre desenvolvimento. Perspectivas pós-colonial, decolonial e estudos subalternos.

 

Introdução à Teoria dos Sistemas Sociais (4 créditos, 60 horas) 

Ementa: A disciplina visa uma introdução na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann que, ao lado de J. Habermas, hoje é o mais conceituado sociólogo alemão. Sua vasta obra carateriza-se pela tentativa de elaborar uma meta-teoria capaz de compreender a complexa sociedade moderna - uma sociedade onde cada contato social é interpretado como um sistema. Em 1984 Luhmann publicou o 'capítulo introdutório': Soziale Systeme. Grundriß einer allgemeinen Theorie (Tradução espanhol: Sistemas sociales. Lineamentos para uma teoría general. Barcelona: Anthropos; México: Universidade Iberoamericana; Santafé de Bogotá: CEJA. 1998). Depois seguiram-se vários estudos sobre sistemas funcionais específicos da sociedade moderna (direito, arte, educação, ciência, meios de comunicação de massas, religião, economia) e, em 1997, ele apresentou com Die Gesellschaft der Gesellschaft [trad: A sociedade da sociedade] o ponto final desse projeto gigantesco. A disciplina é composta de quatro blocos: (a) uma apresentação de algumas categorias chaves da teoria dos sistemas sociais, (b) uma apresentação dos fundamentos básicos da teoria de sociedade elaborado por Luhmann com destaque para o sistema econômico e político, (c) uma apresentação dos fundamentos básicos da teoria de organização elaborado por Luhmann, e (d) uma discussão sobre as possibilidades que a interpretação sistêmica oferece para a interpretação de processos de mudanças em nível regional e para uma política de desenvolvimento regional.

 

Métodos & Técnicas: gestão de projetos de desenvolvimento (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais. Elaboração e gerenciamento de projetos públicos de desenvolvimento. Objetivo: habilitar os alunos nos principais fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos de desenvolvimento. Método: o método do curso intercala sessões teóricas e práticas. Nas sessões teóricas serão abordados os principais conceitos e instrumentos de planejamento e gestão de projetos públicos de desenvolvimento. As sessões práticas serão dedicadas à realização de oficina de planejamento e gestão de projetos, bem como à execução de exercícios práticos para aplicação dos fundamentos teóricos. Avaliação: a avaliação será feita com base no trabalho final e na participação dos alunos durante as aulas. Programa: Unidade 1. Introdução a Elaboração e Gestão de Projetos de Desenvolvimento: Referencial Teórico e Conceitos Básicos Método Zopp; PMBOK; Conceituação e caracterização de plano, programa e projeto; ciclo de vida e gerenciamento de projetos. Unidade 2. Planejamento Estratégico e a Concepção do Projeto: Análise Situacional, Stakeholders e a Matriz de Envolvimento Institucional. Unidade 3. Formulação e Análise de problemas, objetivos e estratégias do projeto. Unidade 4. A Matriz de Planejamento do Projeto e a definição dos elementos estratégicos: A Carta do Projeto (Project Charter). Unidade 5. Planejamento Operacional do Projeto I - A Estrutura Analítica do Projeto (WBS) e a Gestão do Escopo do projeto. Unidade 6. Planejamento Operacional do Projeto II Gestão do Tempo e dos Recursos do Projeto: Definição e sequenciamento de atividades; estimativa de recursos, custos e duração de atividades; desenvolvimento e controle do cronograma físico-financeiro do projeto. Unidade 7. Elaboração e Gestão de Projetos Revisão dos Principais conceitos e Elaboração da Lista de Atividades do projeto.


Métodos e Técnicas: métodos qualitativos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O conhecimento científico e a importância do método. Os métodos de investigação científica e as especificidades das ciências da sociedade. A natureza dos métodos de investigação, para além da dualidade. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa: definições, caracterização e especificidades. O uso dos diferentes métodos qualitativos nas ciências humanas e sociais. Seleção e pertinência de métodos qualitativos, com vistas ao planejamento da pesquisa.

 

Métodos & Técnicas: métodos quantitativos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceitos e objetivos da estatística. Sistemas estatísticos brasileiros. Estatística documentária. Dados estatísticos. Fases de um trabalho estatístico. População e amostra. Noções de amostragem. Aplicações das principais distribuições amostrais. Análise de dados qualitativos e pesquisa qualitativa. Elaboração de questionários. Definição de medidas: concepção de variáveis. Abordagens descritivas: tabelas e gráficos. Análise de dados quantitativos. Distribuições de frequências e seus gráficos. Medidas de posição e dispersão. Medidas de associação. Análise de correlação e regressão. Indicadores. Objetivo Geral: No final do curso, os alunos deverão ser capazes de fazer a análise estatística de dados qualitativos e quantitativos.

 

Métodos Quantitativos para Valoração Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aplicam-se os métodos de estatística multivariada (Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial, Análise de Aglomerados, Análise Discriminante), econométrica (Regressão Múltipla, Sistemas de Equações, Análise de Resíduos) a dados envolvendo séries temporais e cross-section, relativos às cadeias produtivas regionais e valoração de serviços ecossistêmicos da Amazônia. Por fim, aplica-se a análise intersetorial de insumo-produto e de contabilidade social às economias paraense, regional e brasileira.

 

Políticas públicas – teorias da sua formulação e formas da sua avaliação (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Re-estruturação do Estado: globalização, neo-liberalismo e reorientação das políticas públicas. Modelos teóricos utilizados para explicar a formulação e implementação de políticas públicas: Policy Cycle, Advocacy-coalition – policy-network, Neoinstitucionalismo. Métodos, modelos e técnicas usuais na pesquisa avaliativa: aspectos conceituais e metodológicos: Aspectos conceituais, Aspectos metodológicos, Aspectos gerais de avaliação de políticas publicas no Brasil. IV. Objetivos Caracterizar as mudanças na função e no papel do Estado nos anos 80 e 90. Mapear e problematizar as principais teorias e metodologias que orientam o processo de formulação e implementação de políticas públicas e indicar as diferentes formas e modelos de sua avaliação.

 

Práticas e dinâmica da pesquisa em ciências sociais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A análise sociológica da ciência é um objeto especialmente difícil; a prática da ciência é muito complexa, de tal maneira que, somente pode ser realmente dominada por um longo aprendizado. Assim, estão em jogo a competência analítica e as disposições necessárias para uma análise sociológica da prática científica, conforme destaca Pierre Bourdieu (2001). Nas epistemologiascontemporâneas procede-se a reflexões sobre os problemas do conhecimento: como se omitem, resolvem ou desaparecem os problemas na prática efetiva dos cientistas? A epistemologia é compreendida como reflexão da ciência sobre si mesma; ela deve dirigir sua atenção para os procedimentos, para tudo o que faz da pesquisa uma atividade essencialmente reflexiva. (Bourdieu e Wacquant, 1992). A reflexão sobre o método não se separa de sua utilização efetiva. A metodologia não pode ser concebida como uma especialidade, uma forma de academicismo, que dissocia o método do objeto, reduz o problema da construção teórica à manipulação de técnicas. É necessário evitar tanto a interpretação "teoricista" como a interpretação "empiricirista".

 

Research Proposal Preparation (2 créditos, 30 horas)

Ementa: The aim of this course is to equip students with the skills necessary to write research proposals. This course is open to post-graduate students who wish to develop a dissertation, thesis or an independent research proposal. Compulsory and optional readings are provided in English. Lectures will be conducted in English. However, students will be permitted to write their research proposals in English or in Portuguese. Students will review components of good research proposals, and practice writing a compelling research proposal. In addition to preparing a complete proposal based on his or her research project, each student will be required to read assigned materials, discuss reflections about readings during class discussions, conduct peer reviews of research proposals, and make presentations. 

 

Urbanização Extensiva e outras Economias na Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: 1. Relações Urbano-rurais e a dicotomia campo-cidade. 2.Crise da cidade. 3. Nascimento do urbano. 4. Urbanização extensiva no Brasil. 5. Cidade, natureza, campo, economia. 6. Urbanização extensiva e outras economias na Amazônia

 

Teorias Contemporâneas sobre o Estado Moderno (4 créditos, 60 horas)

Ementa: (1) Breve retrospectiva das teorias clássicas do Estado moderno (2) Teorias sobre o Estados nos anos de 1960/70 (3) Estado e democracia (4) Estado, globalização e imperialismo (5) Estados não-ocidentais (6) Estado na América Latina. IV. Objetivos • Fornecer um panorama geral das teorias sociais sobre o Estado, desde os anos de 1960 a contemporaneidade. • Apresentar a perspectiva de análise crítica sobre a política e o Estado que envolve Marx e a tradição marxista. • Discutir a política com sistema social a partir de N. Luhmann. • Apesentar os desdobramentos das teorias sócias do Estado com a globalização • Apresentar teorias atuais sobre o funcionamento do Estado na América Latina.

 

Teorias da Governança: Política, Administração e Território (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A governança aparece como a noção central para a organização, gestão e direcionamento das sociedades atuais para afrontar os desafios. A governança é concebida como o instrumento em que se depositam as expectativas para a gestão e o governo das políticas públicas, as mudanças nas formas de intervenção pública e como paradigma impulsionado pelo Estado para a regulação do conflito social. A governança em suas várias extensões e fundamentada nos recursos teóricos sociológicos e politológicos apresenta limitações teóricas e operacionais. As limitações conceituais sobre a racionalidade do planejamento político e administrativo e sua aplicação destacou-se na política e extensão territorial. A variedade de extensões do conceito de governança põe em evidencia a ambivalência da ideia tida. Se em suas definições aparecem de forma constante em todas as publicações três noções centrais, complexidade, dinâmica e diversidade. Analisa-se uma noção mais ampla de governança que integra a capacidade conceitual das diversas operações factuais das áreas de conhecimento, e abre possibilidades operacionais de integrar os sistemas administrativos e político com a ideia de território. Incluem também as dimensões e níveis relacionados a sua orientação fática em seus processos de ação do Estado e subjetiva. A disciplina tem como objetivo principal a aquisição os conhecimentos teóricos-conceituais para a compreensão da observação e do analise da governança, em especial na região da Amazônia.

 

Tópicos Avançados - Antropoceno e Desenvolvimento na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa:Introduzir o conhecimento sobre os conceitos teóricos do Antropoceno, como o mais recente período da história do Planeta Terra. Analisar e debater as transformações existentes e potenciais na escala global e em particular nos ambientes amazônicos, decorrentes das ações humanas sobre a biosfera terrestre, assim como formas de mitigação e adaptação presentes e futuras dos ecossistemas e da sociedade

 

Urbanização e Urbanodiversidade na Amazônia Brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Cidade e urbano: noções diferenciadas. Amazônia: urbanização e urbanodiversidade. Formação socioespacial e rede urbana na Amazônia. Diferenciação intra-Regional, Urbanização e Urbanodiversidade. Estratégias de Desenvolvimento Regional e Urbanização da Sociedade e do Território. Especificidade e Diversidade da Cidade e do Urbano na Fronteira Econômica e Tecno-Ecológica. Dinâmica socioespacial, produção do espaço intra-urbano e organização interna das cidades. Metrópoles, cidades médias e pequenas cidades na Amazônia. Industrialização, Grandes Projetos e Cidades-empresa. Tendências recentes da Urbanização regional.

 

Mestrado

 

Economia Ecológica e Valoração Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina Economia Ecológica e Valoração Ambiental faz a interface entre os fundamentos da teoria econômica (teoria neoclássica e keynesiana) com a economia ecológica, integrando o sistema econômico e ao sistema ambiental e aplicando o resultado do conhecimento teórico gerado por meio do método integrado de avaliação contingente (MIAC), na perspectiva de gerar o valor econômico total dos ativos ambientais (produtos e serviços dos ecossistemas). A abordagem adotada vai além da aplicação dos conhecimentos da teoria neoclássica aos recursos naturais (economia ambiental) e desenvolve um marco sistêmico para a incorporação das ideias econômicas, sociodemográficas, ambiental e ecológica. Os elementos da análise de mercado de bens privados e bens de uso comuns, assim como a incorporação das externalidades e impactos gerados nos processos produtivos, os impactos das mudanças climáticas e os riscos advindos dessas mudanças, as estratégias de adaptação e respostas a esses processos irão compor a construção de indicadores para municiar a elaboração de políticas públicas voltadas a um padrão de desenvolvimento que inclua a sustentabilidade numa dimensão não discursiva mas substantiva. A metodologia de trabalho exercita a interdisciplinaridade, por meio da apresentação e discussão de conteúdo teórico pelo professor e interação com os alunos, seguido da atividade sobre a mesma temática desenvolvida e apresentada pelos alunos e interação do professor, atividade conjunta para análise das dimensões econômicas, sociodemográficas, ambientais e ecológicas, para identificar variáveis relevantes, criar instrumento de coleta de dados e especificar modelos estatísticos e econométricos. Por fim, compartilhar os resultados do conhecimento gerado na disciplina em um debate aberto para a participação de especialistas convidados e professores.

 

Elaboração de Projeto de Pesquisa (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Método e discurso científico nas ciências sociais. Abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa em ciências sociais. Tendências teórico-metodológicas recentes. O projeto de pesquisa: elaboração. Etapas da pesquisa.

 

Estudos de Casos Ambientais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudos de Casos Ambientais é uma disciplina multidisciplinar que apresenta aos estudantes as implicações para a sociedade dos problemas ambientais e as possíveis soluções baseado em casos reais. Temas como usos dos recursos florestais, inclusão social, energia renovável, instrumentos econômicos de fomento, gestão pública, politica internacional, turismo em áreas naturais, entre outros são apresentados por meio de casos concretos, atuais e controversos. Os temas são debatidos considerando as dimensões sociais, econômicas, culturais e politicas dos problemas ambientais. De forma a incentivar, a reflexão, a inovação e a proatividade, os alunos discutem em grupos multidisciplinares os casos reais, analisam criticamente as soluções propostas e avaliam possíveis alternativas mais eficazes à luz da evolução do conhecimento e das diferentes formações acadêmicas. 

 

Fundamentos Ecológicos do Desenvolvimento Sustentável (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O objetivo é introduzir o aluno às principais áreas e abordagens da ecologia do Trópico Úmido assim fornecendo uma base para estudos mais avançados em ecologia e para estudos interdisciplinares. A disciplina abordará os seguintes temas com uma ênfase nos Trópicos Úmidos: a ecologia evolutiva incluindo a teoria de seleção natural e a ecologia de populações e comunidades, a ecologia de sistemas incluindo os ciclos biogeoquímicos da biosfera e a estrutura e funcionamento de ecossistemas, a origem e distribuição de regiões climáticas, e a ecologia da Amazônia abordando teorias da origem da biodiversidade e a relação entre clima, cobertura vegetal e ciclo hidrológico na Amazônia. Conteúdo programático: Módulo 1: Ecologia Teoria de seleção natural e evolução. Nicho ecológico e ecologia de populações. Ecologia de comunidades e ecossistemas. Estrutura e funcionamento do ecossistema/biosfera, serviços ambientais. Biodiversidade: teorias e aplicações. Módulo 2: Ecologia Política. População, tecnologia e meio ambiente: Malthus vs Boserup. A Tragédia dos Comuns e Teorias de Ação Coletiva. Economia Moral vs Teorias de Ação Coletiva. Evolução da Sociedade Humana.

 

Fundamentos Econômicos do Desenvolvimento Sustentável (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Instrumentar os mestrandos com matrizes fundamentais do pensamento econômico sobre a dinâmica social, a partir da leitura crítica de autores seminais. Objetivos: permitir aos estudantes identificar, nas matrizes, os fundamentos teóricos e metodológicos de discursos e práticas modernas sobre o desenvolvimento econômico; discutir os fundamentos metodológicos das correntes fundamentais de interpretação da dinâmica econômica; contextualizar historicamente o pensamento econômico sobre a evolução social; discutir os limites do enfoque econômico na percepção da dinâmica social. Parte I A economia política marxista: a lei do valor e os fundamentos estruturais da evolução do modo de produção Parte II Os fundamentos da economia Neo-Clássica Parte III-Os Fundamentos da Dinâmica Capitalista em Schumpeter e Keynes.

 

Fundamentos Sociológicos, Políticos e Antropológicos do Desenvolvimento Sustentável (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina discute as dimensões do conceito de desenvolvimento: visão geral. As contribuições clássicas da sociologia para uma teoria do desenvolvimento da sociedade. As principais discussões sobre desenvolvimento na América Latina. Desenvolvimento Regional: das teorias clássicas ao debate atual. Desenvolvimento Sustentável.

 

Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A partir das discussões sobre as implicações ambientais do desenvolvimento econômico, a disciplina analisa criticamente os instrumentos criados para gestão de crises ecológicas globais, regionais e locais. Aborda de forma teórica e prática os principais instrumentos econômicos de gestão ambiental via mercado, bem como outros mecanismos de coordenação extra-mercado e seus desdobramentos no campo político/institucional. Por fim, são aprofundados os grandes temas sobre a gestão de crises e conflitos ambientais na Amazônia.


Metodologia Geral
(4 créditos, 60 horas)

Ementa: Nesta disciplina discutir-se-á questões relativas à produção científica e do conhecimento, com ênfase nas estratégias qualitativas para a construção do objeto, produção do projeto de pesquisa e, ainda, quanto à realização propriamente dita da pesquisa. Também, a ciência do concreto, a problemática das generalizações e da interdisciplinaridade serão enfrentadas. Tratar-se-á, ainda, das estratégias de pesquisa quanto à produção do dado e desenvolvidas nos âmbitos da antropologia (observação participante), da história oral e da documentação. A importância do método e das estratégias de pesquisa em toda a sua complexidade será ressaltada e analisada em sala e a partir de um survey / pesquisa exploratória, com vistas a planejamento de estudo de caso. E por fim, discutir-se-á a problemática da ética e de suas implicações para as instituições, cientistas e populações envolvidas na pesquisa.

 

Planejamento do Desenvolvimento Regional (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentar as recentes teorias e experiências no campo do Planejamento Público e do Desenvolvimento Regional e Urbano no Brasil, objetivando fornecer uma base de informações sistemáticas que possam contribuir para a busca de novas concepções e melhores formas de inserção do planejamento regional e urbano na atual conjuntura de globalização econômica. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: I. Introdução à Temática do Planejamento do Desenvolvimento II. Globalização e Desenvolvimento Local III. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Planejamento Público IV. Evolução Histórica do Planejamento Público no Brasil e na Amazônia V. Planejamento Participativo, Capital Social e Desenvolvimento Regional 1) Planejamento, Políticas Públicas e Estratégias de Governo. 2) Planejamento e Orçamento VI. Políticas Recentes de Desenvolvimento Regional do Governo Brasileiro VII. Planejamento Estratégico Urbano VIII. O Atual Marco Jurídico Urbanístico Brasileiro (I) 1) Participação popular e democratização da gestão; e 2) Planos Diretores Participativos IX. O Atual Marco Jurídico Urbanístico Brasileiro (II) X. Instrumentos de controle do uso do solo urbano XI. Experiências Recentes de Planejamento e Gestão Urbana no Brasil e na Amazônia XII. Experiências Recentes de Planejamento e Gestão Urbana no Brasil / Amazônia II XIII. Experiências recentes de Planejamento Regional nos estados brasileiros XIV. Planejamento Regional com foco em Arranjos Produtivos Locais XV. Planejamento, Universidade e Desenvolvimento Regional na Amazônia.

 

Recursos Florestais: gestão pública, economia e implicações sociais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina focaliza no uso sustentável dos recursos florestais tropicais, com especial ênfase à floresta Amazônica. Aspectos sociais, econômicos e ambientais serão analisados sob a ótica da gestão pública de florestas, numa perspectiva de produção e gestão multifuncional de bens e serviços que contribuam para modelar as alternativas de desenvolvimento sustentável que incluam a economia florestal.


Seminário de Pesquisa – Mestrado (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A concepção da pesquisa científica e o enfoque interdisciplinar. O design da pesquisa, seus elementos e suas inter-relações. Métodos de interpretação e métodos de pesquisa como instrumentação da análise científica. O plano de redação, a construção da argumentação científica e sua sistematização.

 

Doutorado

 

Abordagens Metodológicas: campo social (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina tem o objetivo de apresentar e discutir o conceito de campo social, os elementos do campo social, interação entre os elementos do campo social, conflitos e consensos no campo. O habitus. A noção de capital cultural.

 

Elaboração de Projetos Públicos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O método do curso intercala sessões teóricas e práticas. Nas sessões teóricas serão abordados os principais conceitos e instrumentos da elaboração e gestão de projetos públicos de desenvolvimento. As sessões práticas serão dedicadas à realização de exercícios para aplicação dos fundamentos teóricos e operacionais.

 

Construção de Projetos de Pesquisa Interdisciplinares: Campos, Desafios e Práticas (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Projeto e Problema de Pesquisa; Situação Problema e Desenvolvimento Teórico-metodológico; Empiria e Teoria ou Teoria Empírica; O problema interdisciplinar; Conhecimento e Ciência; Teoria Embasada; Análise Situacional; Pesquisa Engajada; Construção de Projeto-ação; Pesquisa e Extensão; Projeto de Intervenção; Delimitação Ação e Pesquisa: matriz lógica, linha de base, documentos de trabalho e teses e dissertações.

 

Formação Econômica e Social do Brasil e da Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Oferta de um conjunto de informações sistemáticas, referentes aos principais fatos da vida econômica, social, política e cultural do Brasil, em geral, e da Amazônia, em particular, o qual possa contribuir para uma melhor compreensão da atual situação econômico-social, tanto do país como da região amazônica. Apoio à busca de novas concepções e melhores formas de inserção do desenvolvimento regional e local, na atual conjuntura de globalização econômica. Abordagem de tema relevante da história econômica e social brasileira, enfatizando os aspectos regionais. Exposição do tema. Debate coletivo. Leitura da bibliografia indicada para cada tema. Resenhas dos textos.  

 

Fronteiras na Pan-Amazônia: perspectivas ambientais, historicoeconômicas e étnoculturais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Com esta disciplina, busca-se efetivar uma reflexão sobre as perspectivas ecológicas, históricas e contemporâneas sobre as áreas de fronteiras e, particularmente na Pan-Amazônia. Nesses termos, trabalhar-se-á com a perspectiva metodológica interdisciplinar a partir da literatura produzida a respeito. Privilegiar-se-á o que se pode denominar de polos ou circuitos fronteiriços que envolvem a fronteira internacional do Brasil contexto da região centro-noroeste do Brasil, ou seja, nas fronteiras socioeconômicas com os países pan-amazônicos que fazem fronteira com esse país. Além das questões teóricas, ecologias e históricas, analisar-se as tendências atuais em termos de sócioeconomia, de cultura, de turismo, de gênero etc. O que se espera com esta disciplina é que os alunos não só tenham uma compreensão sobre essa macrorregião desde as fronteiras dos países que a integra, mas também que produzam um texto científico.

 

Fundamentos da Teoria Neoinstitucional (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentar o debate sobre as principais vertentes da teoria neo-institucional no âmbito das Ciências Sociais contemporâneas. Discutir os micro-fundamentos da teoria neo-institucional e suas aplicações. A criação e desenvolvimento das instituições e a mudança institucional. A particularidade das Instituições na explicação do desenvolvimento.

 

Governança e Instituições Públicas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Governança e Instituições Públicas

 

Metodologia Interdisciplinar (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A interdisciplinaridade como abordagem metodológica. Discute-se a interdisciplinaridade como um esforço epistemológico em abordar o objeto científico e percebê-lo no espaço de suas múltiplas relações.

 

População e Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Componentes da dinâmica demográfica - fecundidade, mortalidade e migrações - conceitos e métodos de análise; Demografia do risco ambiental; Saúde e meio ambiente; Políticas de população e seus resultados em diversos Componentes da dinâmica demográfica - fecundidade, mortalidade e migrações -, conceitos e métodos de análise; Demografia do risco ambiental; Saúde e meio ambiente; Políticas de população e seus resultados em diversos contextos; Aplicação desses conceitos no caso do Brasil e da Amazônia; Cálculo e análise dos indicadores demográficos básicos.


Seminário de Pesquisa I – Doutorado (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Analisar teorias sociológicas contemporâneas desde uma perspectiva crítica e dialógica no marco da interdisciplinariedade. Durante o seminário se aprofundarão nas estratégias e metodologias de pesquisa a partir de textos originais, e da sua aplicação pratica numa observação empírica, dando ênfase a dois aspectos: a metodologia, forma e a lógica da teoria das decisões. Selecionaram-se basicamente três “escolas” ou correntes sociológicas: critica, sistêmica e fenomenológica.


Sociedade, Natureza: dinâmica dos sistemas de uso comum na Pan-Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Interpretações das relações Sociedade, Natureza. Abordagens dos Commons.  Perspectiva histórica: Os sistemas de uso comum e as transformações na sociedade inglesa nos séculos. Perspectivas institucionais. Sistemas de Uso Comum em debate. Noção de Terras tradicionalmente ocupadas.Relações econômicas e sociais no manejo de recursos. Teoria da Reciprocidade na Antropologia Econômica. Enfoque Jurídico. Recursos Comuns e Mercado. Instituições e Recursos Comuns.

 

Tópicos Avançados em Ecologia do Desenvolvimento Sustentável (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Ecologia do Trópico Úmido, com ênfase na Amazônia. Estudos interdisciplinares, tendo a Amazônia e o desenvolvimento sustentável como foco da disciplina. Impactos antrópicos em sistemas florestais, a ecologia de sistemas aquáticos, a ecologia de paisagens e processos de transformação da paisagem amazônica, a conservação da biodiversidade e mudanças climáticas, incluindo teorias de mudança climática e os impactos antrópicos nos ciclos biogeoquímicos.

 

Teorias de descrição da sociedade: Habermas e Luhmann em análise (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Teorias de descrição da sociedade: Habermas e Luhmann em análise

 

Teoria de Estado (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Breve retrospectiva da concepção liberal do Estado moderno; Perspectiva estatista de M. Weber; Teoria negativa da política em Marx e Engels; O Estado como produto irreconciliável dos interesse de classe; Teoria ampliada do Estado em Gramsci; Estado como condensação dos interesse de classe e frações de classe; Desdobramentos das teorias de Estado; Teorias sociais e a sociedade; Política como sistema social da sociedade; Notas sobre o Estado de Bem-Estar Social; Globalização e a nova configuração do Estado; Neoliberalismo e a constituição do Estado Nacional

 

Tópicos Avançados em Economia e Desenvolvimento Sustentável (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Teorias que produzem convergência entre as matrizes fundamentais do pensamento econômico, constituindo abordagens do desenvolvimento econômico e suas fontes motrizes; discursos e práticas hodiernas sobre o desenvolvimento econômico; fundamentos metodológicos das correntes fundamentais de interpretação da dinâmica econômica; pensamento econômico sobre a evolução social; limites do enfoque econômico na percepção da dinâmica social. Objetivo Geral: Instrumentar os doutorandos com as teorias que produzem convergência entre as matrizes fundamentais do pensamento econômico constituindo abordagens do desenvolvimento econômico e suas fontes motrizes. Objetivos específicos: 1) Permitir lidar criticamente com os discursos e práticas hodiernas sobre o desenvolvimento econômico; 2) Discutir os fundamentos metodológicos das correntes fundamentais de interpretação da dinâmica econômica; 3)Contextualizar historicamente o pensamento econômico sobre a evolução social; 4)Discutir os limites do enfoque econômico na percepção da dinâmica social.


Tópicos Avançados em Sociedade e Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Nesta disciplina serão repassadas as principais matrizes teóricas do debate intelectual sobre sociedade e desenvolvimento na perspectiva das ciências sociais e dos paradigmas que ainda orientam a formulação de estratégias e de políticas. As questões contemporâneas e as filiações teóricas constituem objeto de análise, de argumentação e de exercício de aplicação e interpretação. Serão ainda repassados temas como: Desenvolvimento econômico como processo de transformação dentro de economias predominantemente capitalistas e a dinâmica da acumulação dentro de modelos divergentes, estratégias da industrialização e modernização; Desenvolvimento sustentável como novo referencial normativo, incluindo as dimensões social e ecológica além da econômica numa forma mais autônoma.


Trajetórias Tecnológicas, Dinâmica Agrária e Configurações Urbano-Rurais na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Instruir alunos do PPGDSTU/NAEA (mestrado e doutorado) e de outros programas de pós-graduação sobre as frentes de convergência teórico-metodológicas de interpretação da dinâmica agrária na Amazônia; 2) Discutir de que modo as questões que daí ressaltam interpelam a noção de desenvolvimento sustentável; 3) Oferecer possibilidades de leitura das realidades amazônicas com base nessas perspectivas.