Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro - PPGDSTU/NAEA/UFPA - Orientador
Prof.ª Dr.ª Mirleide Chaar Bahia - PPGDSTU/NAEA/UFPA - Examinadora Interna
Prof.ª Dr.ª Célia Regina Trindade Chagas Amorim - PPGCOM/UFPA - Examinadora Externa
Dia 18 de dezembro de 2023 - 14h30
Miniauditório - NAEA/UFPA
Resumo
A relação entre educação e o processo de desenvolvimento econômico e social abrange um campo de estudo composto pelo envolvimento de vários fatores, os quais merecem investigações que possam desnudar as interfaces entre eles e suas implicâncias para a evolução da sociedade. A partir do reconhecimento da importância do tema, que esta dissertação tem por objetivo geral analisar a relação das condições socioeconômicas do desenvolvimento local, no contexto educacional em que se encontram inseridos os alunos do ensino fundamental II (6° ao 9° ano) no município de Ponta de Pedras. A metodologia abrange uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos científicos e documentos oficiais presentes em ambiente virtual. Quanto aos objetivos, o estudo envolve uma pesquisa exploratória e explicativa, cuja abordagem é qualitativa, com o uso da aplicação de entrevistas semiestruturadas, que teve como informantes a equipe gestora das escolas (Direção, Vice Direção e Coordenação) e professores das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental II. A pesquisa de campo teve como área de estudo o município de Ponta de Pedras, onde foram selecionadas três escolas municipais: 01 urbana, 01 rural e 01 ribeirinha. Teoricamente, aborda-se o conceito de desenvolvimento local, a visão de Pierre Bourdieu sobre o campo educacional, Representações Sociais na concepção de Moscovici, bem como as contribuições Dermeval Saviani. A pesquisa permitiu responder a questão-problema do presente estudo: Quais são os desafios da educação em Ponta de Pedras, considerando a passagem pelo momento pandêmico do Covid 19, para o desenvolvimento local? Em resposta, verificou-se a confirmação da hipótese básica levantada, ou seja, as condições socioeconômicas do desenvolvimento impactam diretamente no desempenho de crianças e adolescentes, porque se caracterizam por uma série de carências econômicas e sociais que criam barreiras para um ensino e uma aprendizagem capaz de proporcionar uma educação de qualidade. Com o momento pandêmico tais condições se mostraram mais evidente e exigiram dos professores e gestores o emprego de novas estratégias e adaptações, porém, os impactos negativos na aprendizagem não puderam ser impedidos, requerendo um empenho maior no período pós-pandêmico para reverter ou minimizar os possíveis efeitos no desenvolvimento local.
Palavras-chave:
Desenvolvimento local; Educação; Professores; Gestores; Ponta de Pedras