TÍTULO  "Hidrelétricas do rio Araguari no Amapá: a reprodução do mito da mitigação e compensação"

MARILIA GABRIELA SILVA LOBATO

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Edna Maria Ramos de Castro - Orientadora - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Nírvia Ravena - Examinadora – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Marcela Vecchione Gonçalves - Examinadora – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Lorena Cândido Fleury - Examinadora Externa - PPGS/UFRGS

Prof. Dr. Ricardo Ângelo Pereira de Lima - Examinador Externo - PPGDR/UNIFAP

 

Data: 28 de outubro de 2021 - 14h

On line

 

TÍTULO: "MUSEUS E COLONIALIDADE: Uma análise da exposição de longa duração do Museu do Estado do Pará"

Banca Examinadora

Prof. Dr. Silvio José de Lima Figueiredo - Orientador – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Profª. Drª. Rosangela Marques de Britto - Coorientadora – PPGARTES/UFPA

Profª. Drª. Edna Maria Ramos de Castro - Examinadora Interna – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Luzia Gomes Ferreira - Examinadora Externa - ICA/UFPA

 

Dia 15 de setembro de 2021 – 14h

On line

 

TÍTULO: "A MORTE COMO HIPÓTESE DE TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS RISCOS PROFISSIONAIS PELO POLICIAL MILITAR NAS DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DO PARÁ" 

 

CÉSAR MAURÍCIO DE ABREU MELLO

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento  - Orientador - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Edson Marcos Leal Soares Ramos - coorientador - PPGSP/IFCH/UFPA 

Prof. Dr. Armin Mathis -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Hisakhana Pahoona Corbin -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Silvia dos Santos de Almeida - Examinadora Externa - PPGSP/IFCH/UFPA 

Prof. Dr. Jarsen Luís Castro Guimarães - Examinador Externo - PPGCS/UFOPA 

 

Dia 21 de setembro de 2021 - 9h

On line

 

TÍTULO: "GOVERNANÇA E POLÍTICAS DE SAÚDE: conflitos e custos de cooperação no financiamento dos serviços especializados no Brasil e na Espanha" 

TAMARA LIMA FARIA MARTINS

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento  - Orientador - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Susana Galera Rodrigo - orientadora em cotutela - EID/URJC 

Prof. Dr. Hisakhana Pahoona Corbin -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Josep Point Vidal -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Adagenor Lobato Ribeiro - Examinador Externo - PPGGP/UFPA

Prof.ª Dr.ª Silvia Ferreira Nunes - Examinadora Externa - PPGGP/UFPA

 

Dia 03 de setembro de 2021 - 9h

On line

 

TÍTULOA cidade e seus sentidos: análise dos discursos que embasam projetos de requalificação urbana em Belém (PA).“

ADAILSON SOARES DANTAS

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior - Orientador -   PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro   - Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Álvaro Henrique de Souza Ferreira - Examinador Externo - PPGE/PUC-Rio

 

Dia 17 de agosto de 2021 - 16h

On line

 

TÍTULO DA TESEOrdenamento territorial e governança florestal no oeste do Pará: O caso do Conjunto de Glebas Mamuru-Arapiuns

IRANILDA SILVA MORAES

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Claudia de Barros e Azevedo Ramos - Presidente/Orientadora  – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Claudio Fabian Szlafsztein  - Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Ricardo Theophilo Folhes  - Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. José Natalino Macedo Silva  - Examinador Externo  – Dept. Engenharia Florestal/UFRA

Prof. Dr. Vitor Vieira Vasconcelos - Examinador Externo  – UFABC

 

Dia 20 de julho de 2021 - 9h

 

On-line

 

RESUMO:

As áreas de florestas públicas não destinadas na Amazônia somam mais de 60 milhões de hectares e vem apresentando valores crescentes de taxas de desmatamento. O Conjunto de Glebas Mamuru-Arapiuns - CGMA, localizado na região Oeste do Pará, teve seu ordenamento territorial impulsionado pela promoção de uma economia de base florestal via concessões florestais estaduais. Este estudo analisa o ordenamento territorial e a governança florestal nessa região no período de 2006-2018, com foco no processo de concertação social construído pelos multi-atores e suas diferentes propostas de ordenamento e como esse processo contribuiu nas mudanças de uso da terra e nas taxas de desmatamento, além do desempenho da governança florestal nos diferentes arranjos de gestão florestal pós ordenamento. Parte-se da hipótese de que o ordenamento territorial de áreas de florestas públicas não destinadas contribuiu na resolução de conflitos históricos, bem como permitiu, de maneira geral, uma melhor governança florestal, estimulando usos das florestas compatíveis com as destinações e reduzindo o desmatamento. As disputas territoriais e cartográficas foram analisadas por meio da sobreposição das diferentes propostas de ordenamento e de documentos dos órgãos gestores. A análise da dinâmica dos usos da terra foi realizada em ambiente SIG a partir de dados do Projeto MapBiomas. Para a avaliação da governança florestal nos diferentes arranjos de gestão pós ordenamento foram elaborados indicadores de desempenho e sua conformidade avaliada a partir de uma análise documental. Observou-se que embora o ordenamento não tenha diminuído as taxas de desmatamento, ele contribuiu na resolução de boa parte dos conflitos existentes, além de estimular usos da terra mais compatíveis com as destinações e maior atuação dos órgãos gestores por meio do licenciamento e fiscalização das atividades ambientais. As áreas recém destinadas embora estejam alicerçadas em um bom regramento legal, apresentaram menor conformidade dos mecanismos de gestão. A governança geral da CGMA foi satisfatória, embora diferiu entre diferentes arranjos de gestão. Com a destinação de florestas públicas é necessário esperar alguma perda florestal em favor de uma melhor governança local. Neste sentido, a consolidação das destinações definidas no ordenamento territorial é crucial para efetiva contribuição numa política florestal de desenvolvimento local ancoradas no fomento de práticas produtivas sustentáveis e no enfrentamento de práticas ilegais que tanto ameaçam a governança de florestas públicas na Amazônia.

TÍTULOA luta pelo significado. A constituição política do Entremeio(s) no mundo-da-vida

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro - Presidente/Orientadora  – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Profª. Drª. Rosa Elizabeth Acevedo Marin  - Examinadora Interna – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. José Pont Vidal - Examinador interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Eduardo José Marandola Junior - Examinador Externo - ICSHA/UNICAMP

Prof. Dr. André Vinícius Dias Senra - Examinador Externo - PPGECM/IFRJ

 

 

Dia 05 de julho de 2021 - 9h

 

Local: On-line

 

TÍTULO: "ENTRAVES E DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA NAS IES: um estudo comparativo entre a Universidade de Melbourne, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal do Pará (Brasil – Austrália)" 

REBECCA DO NASCIMENTO CASTELLO

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Jose Pont Vidal - Orientador - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Armin Mathis -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Carlos André Corrêa Mattos  - Examinador Externo - PPGAD/ ICSA/UFPA

Prof.ª Dr.ª Leila Marcia Sousa de Lima Elias - Examinadora Externa - PPGGP/ UFPA 

 

 

Dia 28 de junho de 2021 - 9h

Local: On line

RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar a governança administrativa da Universidade de Melbourne (UNIMELB) na Austrália, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) essas duas no Brasil, por meio de um estudo comparativo, a partir das categorias analíticas de autonomia financeira, controle, modelo e lógica de tomada de decisão. A pesquisa foi realizada através de revisão da literatura específica, utilizando a Teoria dos Sistemas Autorreferenciais de Niklas Luhmann como suporte teórico-metodológico. Foi aplicada a abordagem mista (quali-quanti), tendo como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, interpretadas por meio da análise de conteúdo. Como principais resultados foram identificados que as três universidades possuem características predominantes do modelo de governança de “Partes Interessadas”, sendo que a UNIMELB caminha para um modelo “Empreendedor” mais rapidamente que as demais. Em relação ao modelo de tomada de decisão, as três instituições possuem características predominantemente do modelo burocrático, mas aplicando uma lógica de decisão inovadora. No tocante à autonomia financeira, a UFPA e a UNICAMP, ao contrário da UNIMELB não possuem diversificação das fontes de recursos, dependendo majoritariamente dos recursos do governo federal e estadual respectivamente, como consequência de uma carente relação com o setor produtivo e decisões administrativas pouco operativas em relação ao aumento da autonomia das instituições neste aspecto. Com referência à categoria controle, a UFPA se destacou seguida da UNIMELB e UNICAMP, sendo esta última com sérios problemas a serem superados em relação à transparência e auditorias internas e externas. A partir dos resultados, se delineou de maneira propositiva, um “modelo ideal” weberiano para a governança universitária na área administrativa, levando em consideração as categorias analíticas e visão sistêmica propostas na tese, onde se utilizou características mais modernas da governança para IES públicas, podendo ser utilizado como uma ferramenta organizacional para a prática da boa governança neste setor. Concluiu-se que a governança nas três universidades precisa de aperfeiçoamentos em pelo menos uma das categorias analisadas. As universidades brasileiras precisam focar em políticas que visem uma maior diversificação de recursos financeiros, de maneira a não ficarem tão vulneráveis a crises políticas-economicas do país, tendo como referência as universidades internacionais como a UNIMELB; corrigir os códigos de comunicação com outros sistemas para que a troca de informação aconteça de forma fluida e a tomada de decisão seja mais adequada e; por fim, a UNIMELB e UNICAMP necessitam melhorar suas ações que envolvem controle, sendo a universidade brasileira a que está em uma situação mais desfavorável, pois não possui instâncias básicas de controle (auditorias internas e comitês específicos), o que gerou uma imagem negativa, neste aspecto, da instituição nos últimos anos.

TÍTULO: "A TEORIA DOS STAKEHOLDERS E OS EFEITOS DE ENCADEAMENTO PARA TRÁS DO CAPITAL TRANSNACIONAL NA AMAZÔNIA: O reflexo econômico da Hydro no setor terciário do município de Barcarena" 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Fábio Carlos da Silva  - Orientador - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Ricardo Theophilo Folhes -  Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. André Cutrim Carvalho   - Examinador Externo - PPGEDAM/NUMA/UFPA

 

Dia 29 de junho de 2020 - 10h

Local: On line

TÍTULO: "Gestão compartilhada do patrimônio arqueológico na Amazônia: conflitos e desafios entre o oficial, o legal e o real" 

ANA CRISTINA ROCHA SILVA

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Ligia Terezinha Lopes Simonian - Orientadora - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Profª. Drª. Rosa Elizabeth Acevedo Marin -  Examinadora Interna – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Profª Dr.ª Marcela Vecchione Gonçalves -  Examinadora Interna – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Alexandre Guida Navarro - Examinador Externo - PPGHIS/UFMA

Prof. Dr. José Petrúcio de Farias Júnior - Examinador Externo - PPGH/UFPI

 

Dia 04 de junho de 2021 - 08h30

On-line

 

RESUMO:

Esta tese apresenta a ampliação conceitual do termo patrimônio cultural trazida pela Constituição Federal de 1988. Feito isso, contextualiza os reflexos dessa ampliação na política preservacionista do Brasil, a partir do século XXI. Ao recepcionar a ampla compreensão de patrimônio cultural defendida pela CF/1988, a nova política de preservação busca o rompimento do paradigma tradiconalista, de modo a permitir o protagonismo da sociedade civil na gestão do patrimônio cultural. Assim, vislumbra garantir o acesso e usufruto dos bens culturais a todos, bem como viabilizar o exercício da cidadania e a sustentabilidade de populações locais. Classificado como patrimônio cultural pelo artigo 216 da CF/1988, os bens arqueológicos estão contidos nesse conjunto de desafios. Ao ter-se em vista essas transformações paradigmáticas, o estudo aqui apresentado buscou compreender como o alargamento semântico do termo patrimônio cultural e a (re)orientação da política cultural nacional vêm se desprendendo do campo discursivo e transformando-se em práticas democráticas e emancipadoras na gestão dos bens arqueológicos, na Amazônia. O estudo objetiva analisar o processo de inclusão de populações locais na gestão do patrimônio arqueológico, nos estados do Amapá e Pará, de modo a entender a atuação do poder público para o fomento e apropriação dos bens culturais, com foco nos pilares da sustentabilidade. Metodologiacamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da interação entre os métodos etnográfico e qualitativo. Os resultados apontam para a posição periférica da sociedade na gestão do patrimônio arqueológico. Com uma gênese vinculada a um projeto modernista, a política patrimonial nacional alicerçou-se em uma visão ocidental do mundo e consolidou uma prática centrada na presevação de monumentos. Assim, epistemologias e processos culturais dissonantes são desqualificados pelas estratégias de gestão. Na Amazônia, essa prática ignora os múltiplos modos de apreensão do patrimônio arqueológico, por parte de populações locais. Ademais, conhecimentos e epistemologias locais são negligenciados pelo amplo aparato legal formado em torno do patrimônio arqueológico. Por tais motivos, na região, a política oficial de preservação, a legislação de proteção e a realidade das populações locais se chocam e dificultam a efetivação das diretrizes que orientam a política patrimonial atual. Dito de outro modo, o oficial, o legal e o real caminham em sentidos distintos e centralizam a gestão dos recursos arqueológicos na figura do Estado e dos especialistas do patrimônio.

 

 

 

 

 

TÍTULO DA TESEO dendê na Amazônia: os reflexos sociais, no crescimento das cidades e na dinâmica espacial do desmatamento no polo de produção no Pará

SUSANE CRISTINI GOMES FERREIRA

Banca Examinadora:

Profª. Drª. Claudia de Barros e Azevedo Ramos - Presidente/Orientadora  – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Claudio Fabian Szlafsztein  - Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Hisakhana Pahoona Corbin  - Examinador Interno – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. João Santos Nahum - Examinador Externo  – PPGEO/UFPA

Prof. Dr. Vitor Vieira Vasconcelos - Examinador Externo  – UFABC

 

Dia 20 de maio de 2021 - 14h

 

On-line

TÍTULO DA TESE: "A VALORAÇÃO SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL, TOMÉ-AÇU, PARÁ, COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL"

 

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Antônio Cordeiro de Santana - Presidente/Orientador - PPGDSTU/NAEA/UFPA 

Prof. Dr. Hisakhana Pahoona Corbin - Examinador Interno - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Profª. Dr.ª Oriana Trindade de Almeida - Examinadora Interna - PPGDSTU/NAEA/UFPA

Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes  - Examinador Externo - PPDAD/UNAMA

Prof. Dr. Rafael de Paiva Salomão - Examinador Externo - PPGBOT/MPEG/UFRA

 

Dia 16 de abril de 2021 - 9h

On-line