Internacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Luis Eduardo Aragon Vaca dirige a Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, fundada em 2006. Esta cátedra se rege por um convênio entre a UFPA e a UNESCO. O docente também coordena o Projeto Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural e Conservação da Biodiversidade nas Reservas da Biosfera da Amazônia, no qual participam 12 Reservas da Biosfera da Amazônia, aprovadas pela UNESCO, em Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil. O projeto conta com apoio da UNESCO e do Ministério de Meio Ambiente da Espanha e é coordenado pela Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul, sediada no NAEA.A convite da Diretoria Geral da UNESCO, passou a integrar o Conselho Consultivo Internacional do Programa Man and the Biosphere (MaB), para o período 2012-2019. Esse Conselho é integrado por 12 membros de distintas regiões do mundo, sendo dois da América Latina e Caribe. O mesmo se reúne ordinariamente uma vez por ano, em Paris. No âmbito da Cátedra UNESCO, vários eventos internacionais têm sido realizados no Brasil, na Bolívia, no Peu, na Guiana, e na Colômbia. O último foi em Foz do Iguaçu (Paraná) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em abril de 2015. Um dos objetivos do seminário foi impulsionar as atividades do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Amazônia (NEIAM), criado em 2014. O NEIAM foi estruturado tomando como base os programas do NAEA.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Projeto Desenvolvimento sustentável do meio rural e conservação da biodiversidade nas Reservas da Biosfera da Amazônia
Instituições envolvidas:
Universidade Federal do Pará, Ministério de Meio Ambiente da Espanha e UNESCO.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
o Prof. Dr. Francisco de Assis Costa mantém cooperação com a Universidade de Kassel, na Alemanha por meio do grupo de pesquisa DADESA (Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia), no âmbito do Projeto Quantificação de Biomassa Nativa e Secundária para Financiamento do Desenvolvimento Regional no Estado do Pará, do Edital Pró-Integração/CAPES,
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Projeto Quantificação de Biomassa Nativa e Secundária para Financiamento do Desenvolvimento Regional no Estado do Pará
Instituições envolvidas:
Universidade de Kassel e Universidade Federal do Pará.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Durbens Nascimento é coordenador geral do projeto de pesquisa Rede Brasil-Amazônia de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento, financiado pela Capes, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional (Pró-Estratégia) que envolve a Universidade do Estado do Pará, a Universidade do Oeste do Pará e a Facultad Derecho de la Universidad de la Habana, em parceria com o Dr. Carlos Alberto Mejías Rodríguez, Prof. titular de Direito Penal e Vice-Presidente da Sociedad Cubana de Ciencias Penales.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede Brasil-Amazônia de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento
Instituições envolvidas:
Universidade do Oeste do Pará, Universidad de la Habana e Universidade Federal do Pará.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Edna Ramos de Castro participa como pesquisadora e líder do projeto de pesquisa e Rede CARBIOCIAL - Cooperação bilateral Brasil - Alemanha, coordenado pelo Prof. Gerard Gerold (Universidade de Göttingen), em uma rede com 20 universidades, entre elas a Universidade de Göttingen (Georg-August-Universität Göttingen) e a Universidade Livre de Berlin (Instituto da América Latina/LAU).
Também participa de intercâmbio com a Universidade de la República, Montevidéo, Uruguay, com o Grupo de Pesquisa Hiper modernidade e América Latina, coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Araújo, da Faculdade de Psicologia/Eixo Sociologia. Ida da Profa. Edna Castro à Montevideo em dezembro de 2017 para participar do Fórum Pós-Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia/ALAS, organizado pelo referido GP; de intercâmbio com a Universidade de Valparaiso, no Chile, com a participação da Profa. Dra. Paola Bolados como Participante da Mesa Redonda 04 – Mineração, desastres socioambientais e novas configurações econômicas, e participação na coordenação do GT 05 – Mineração, desastres e neoextrativismos na América Latina, no II SIALAT, realizado em Belém, de 27 a 29/11/2017, e sob coordenação da Profa. Edna Castro; participa no Comitê Científico, enquanto membro externo, a parir de 2017, do Réseau International de Sociologie Clinique - Rede RISC https://www.sociologie-clinique.org/; mantém parceria com o Centro Latinoamericano de Ciencias Sociales/ CLACSO, sede em Buenos Aires, Argentina, cujo coordenador é o Prof. Pablo Gentili, referente à realização do II Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos/II SIALAT/UFPA, em novembro de 2017.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede CARBIOCIAL - Cooperação bilateral Brasil - Alemanha
Instituições envolvidas:
Universidade de Göttingen, Universidade Livre de Berlin, Universidade Federal do Pará e mais 17 instituições.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
A Profª. Drª. Nírvia Ravena integra a equipe de consultores do Global Environment Facility Amazonas OTCA/PNUMA/OEA (Tratado de Cooperação Amazônica) e com a Universidade de Externado (Colômbia). Coordenou o Grupo de Trabalho intitulado “Estado e suas políticas na América Latina e na Amazônia” no Seminário Internacional América Latina: Política e Conflitos Contemporâneo, realizado pelo GETTAM/NAEA, da Universidade Federal do Pará entre 9 a 11 de novembro de 2015. Participou do 2nd International Conference on Public Policy which took place from the 1st to the 4th of July at the University Cattolica del Sacro Cuore in the city of Milan. Coordenou o panel T15P04 - Climate Change Policy, Business and Development e também apresentou o paper “Climate Change and Hidric Vulnerability: How corporate and governamental actors interact in Tucuruí Brazilian Dam” em co-autoria com Gabriel Yoshino and Rômulo Sousa, alunos do Programa. Participou do 24th IPSA World Congress of Political Science organized by the International Political Science Association (IPSA), 2016 in Poznań, Polonia. Foi Panel Convenor of one (1) panel presentation Panel Chair of Business and Behavior Companies in Developed and Developing Countries, Panel Discussant of Welfare State in Future: From Generosity to Austerity e Paper Co-author and presenter of The Overlapping of Environmental Impacts in Areas Affected by Large Enterprises in the Region of the River Xingu in Amazonia. É membro e apresentou trabalho na Conferência Anual da SASE – Society of Advanced Socioeconomics ocorrida em Lion – França em 2017. A professora foi membro da banca de PhD defence of Philippe Hanna em 9 junho de 2016 na Universidade de Groningen, Holanda. Nesse período reuniu-se com Prof Frank Vanclay para elaborar colaboração acadêmica em projetos de pesquisa. Participou do workshop The Global Politics of Acceptance: Claiming Epistemic and Governance Authority in the Post-national Constellation no Käte Hamburger Kolleg/Centre for Global Cooperation Research nos dias 6 e 7 de Setembro 2016, em Duisburg, Alemanha, apresentando o paper The epistemic community in the Environmental Impact Analysis: Governance and deregulation in the assessment of big project impacts in Brazil. Coopera com o Professor Pedro Pablo Cardozo, da Universidade de Leeds, Inglaterra, através de intercâmbio de alunos e coorientação de dissertações e teses.
Instituições envolvidas:
Universidade de Externado (Colômbia), Universidade de Groningen, Holanda, Centre for Global Cooperation Research-Alemanha e Universidade de Leeds, Inglaterra.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Josep Pont Vidal é membro do Comitê Científico da rede RESURBE (Universidade Politécnica Catalunya, Bradford (Grã Bretanha), Medellín (Colombia), UNAM (México) e Salvador/BA (Brasil); realizou assinatura de Convênio de colaboração científica entre o NAEA e a CATEDRA UNESCO de Desenvolvimento Sustentável (Universidade Politécnica da Catalunya) 2017; é membro de Conselho Cientifico da CATEDRA UNESCO de Desenvolvimento Sustentável (Universidade Politécnica da Catalunya); é membro Red Gobernanza Metropolitana (Guadalajara México) Universidad Federal de Jalisco; é coordenador do GT “Governança” do GIGAPP (Grupo Investigación Gobernanza y Políticas Publicas) em Madri; é coordenador no estado do Pará da REDE nacional de Pesquisa “Governança econômica municipal”, Universidade de Brasília-GOPPCA; participa do Grupo de trabalho da Universidade Bielefeld (Alemanya) sobre Teoria de sistemas; participa do GT para iniciar parcerias de pesquisa: Universidade Chile. Universidade Federal Viçosa, Universidade de Lisboa; é membro do NOVAGOV Grupo de pesquisa e análise municipal.
Instituições envolvidas:
Universidade Politécnica Catalunya, Bradford (Grã Bretanha), Medellín (Colombia), UNAM (México) e Salvador/BA (Brasil), Universidade Politécnica da Catalunya, Universidad Federal de Jalisco (México), Universidade Bielefeld (Alemanya).
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profª. Drª. Marcela Vecchione Goncalves participou da 23 Conferências das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 23), em Bonn, na Alemanha, como parte da delegação diplomática do Brasil (setor academia). Nesta ocasião, apoiou as negociações da constituição da Plataforma Indígena, de acordo com o Parágrafo 135, do Acordo de Paris. Durante a COP 23, também representou o PPGDSTU/NAEA/UFPA no Grupo de Trabalho Desmatamento, do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, articulação entre sociedade civil, pesquisadores e Ministério do Meio Ambiente com fins de implementar e propor as ações para cumprir com a Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do país, junto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CQNUMC). Nesta mesma convenção, como parte da Convention on Biological Diversity Alliance (CBD), proferiu a palestra “The role of the Matopiba in the Cerrado biome for the false promise of biosequestration”, em 12 de dezembro de 2017. A referida professora foi convidada em 2017 a ser parte da Missão de Verificação de Direitos Humanos no Matopiba (Fact Finding Mission -FFM, Matopiba), ocorrida no mês de setembro de 2017 no Maranhão e no Piauí, como especialista em direitos territoriais dos povos indígenas e dos povos e comunidades tradicionais, bem como em mudanças provocadas pelo agronegócio no uso da terra. A missão foi organizada pela organização internacional de direitos humanos FIAN International (Food Information Alliance Network), presente em mais de 50 países, e pela Comissão Pastoral da Terra, e contou com a participação de especialistas de 05 países diferentes, incluindo o próprio Brasil. Como continuidade da missão, A Profª. Marcela está contribuindo com a construção do relatório internacional “The Human and Environmental Costs of Land Business - the case of Matopiba”, pré-lançado em uma outra edição da Missão de Verificação de direitos humanos (FFM), desta vez, com os fundos de pensão europeus na Alemanha, Suecia e Holanda, e com o Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Instituições envolvidas:
Ministério do Meio Ambiente, Organização Internacional de Direitos Humanos FIAN International (Food Information Alliance Network).
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Ligia Simonian tem projetos em parceria com a City University of New York, EUA e com a Universidade de Florencia, Colômbia. Participa, ainda, do grupo de pesquisa internacional sobre a Biodiversidade no Escudo Guianês, no momento coordenado pela Universidade do Suriname. Integra o Conselho Editorial da Revista Amazonía Investiga, da Universidad de la Amazonía, Florencia, Colômbia.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Biodiversidade, gestão dos recursos naturais e sociedade no escudo das Guianas
Instituições envolvidas:
Universidade de Florencia, Colômbia.
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Hisakhana Corbin é colaborador analista ambiental do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, por meio do projeto Urban Development and Housing-Neighborhood Upgrading.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Urban Development and Housing-Neighborhood Upgrading.
Instituições envolvidas:
Banco Interamericano de Desenvolvimento
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
A Profª. Drª. Oriana Trindade de Almeida lidera grupo de pesquisa em parceria com o Prof. Dr. Miguel Pinedo (Columbia University), Prof. Dr. Peter Deadman (Waterloo University, Canadá), e Eduaro Brondizio (Indiana Univeristy), coordenando um projeto sobre mudanças climáticas e adaptações socioambientais da população ribeirinha, em parceria também com institutos locais, como o IFPA (Instituto Federal do Pará, campus Abaetetuba).Coordena o projeto “Developing a tool for predicting urban food insecurity and biodiversity threats during drought conditions in Amazonia”, financiado pela Newton International Fellowship e envolvendo um grupo interdisciplinar de pesquisadores como o Prof. Dr. Luke Parry (Lancaster Universit), Profa. Dra. Patricia Pinho (Universidade de São Paulo), Dr. Luis Aragão (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, São José dos Campos, SP), Dr. Marcelo Cunha (área da saúde da Fundação Oswaldo Cruz, RJ), Profa. Dra. Ima Vieira (Museu Paraense Emílio Goeldi), Profa. Dra. E.J. Milner-Gulland (Imperial College Londres), Prof. Dr. P. Diggle (Lancaster University) e Prof. Dr. Naziano Filizola (Universidade do Amazonas). Com a Lancaster University, em parceria com Prof. Dr. Luke Parry, desenvolve projeto intitulado “Insegurança alimentar e capacidade de adaptação à mudança climática de populações estuarinas e ribeirinhas na Amazônia”, resultando em várias publicações sobre seguridade alimentar. Vinculado ao projeto supervisionou dois discentes em Pós-doutorado; Com a Columbia University, Waterloo University, UNIVAP, IFPA, UEAP,mantém Projeto em colaboração, intitulado “Projeto Efeitos de expansão e retração econômicas e perturbações climáticas no modo de vida e na resiliência de pequenas cidades do Delta Amazônico”; Com a CIRAD/EMBRAPA (Emilie COUDEL) desenvolve Projeto Odysea com mais de 60 pesquisadores (https://ur-green.cirad.fr/); Tem Projeto internacional apoiado pelo IDRC -Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional do Canadá “Efeitos de expansão e retração econômicas e perturbações climáticas no modo de vida e na resiliência de pequenas cidades do Delta Amazônico”.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Developing a tool for predicting urban food insecurity and biodiversity threats during drought conditions in Amazonia
Instituições envolvidas:
Columbia University, Waterloo University, Indiana Univeristy.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Silvio José de Lima Figueiredo participa do Projeto de pesquisa LABEX Arts-HDH " La performance théâtraleau musée", na Universidade Paris 8 - Vincennes Saint Denis, Paris 8, França, coordenado pela Profa. Katia Légeret, em colaboração com Muséenational dês Arts Asiatiques – Guimet, Université d’Artois, Université de Franche-Comté (CIRRAS/MSHE), ULB (Bruxelles) - CENARS-V Université JNU (India), com dois alunos de doutorado participando e uma cotutela.
O Professor também mantém intercâmbio com o programa doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal, coordenado pela Profa. Dra. Maria Manuel Baptista, com o objetivo de realização de pesquisas, intercâmbio de alunos e organização de eventos científicos e publicações conjuntas, com um aluno em estágio sanduiche. Também participa como colaborador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, a qual possui Doutorado em Estudos Culturais. Este Centro congrega vários grupos de pesquisa de diversas áreas e países e os dois professores estão vinculados à linha temática de Estudos Culturais, coordenada pela Profª Maria Manuel Baptista.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
LABEX Arts-HDH " La performance théâtraleau musée"
Instituições envolvidas:
Universidade Paris 8 - Vincennes Saint Denis, Paris 8, França/Muséenational dês Arts Asiatiques – Guimet, Université d’Artois, Université de Franche-Comté (CIRRAS/MSHE), ULB (Bruxelles) - CENARS-V Université JNU (India). Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A professora Drª Mirleide Chaar Bahia é membro da Rede Otium - Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio, organismo composto atualmente por dez universidades de oito países, dedicadas ao desenvolvimento de ações de investigação, inovação, formação e difusão dos estudos de ócio e temáticas afins (tempo livre, cultura, turismo, desporto e recreação).
Também participa como colaboradora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, em Portugal, a qual possui Doutorado em Estudos Culturais. Este Centro congrega vários grupos de pesquisa de diversas áreas e países e os dois professores estão vinculados à linha temática de Estudos Culturais, coordenada pela Profª Maria Manuel Baptista.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede Otium - Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio
Instituições envolvidas:
Universidad de Deusto; Universidade do Fortaleza; Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile); Universidad YMCA (México); Universidad Católica Dámaso Antonio Larrañaga (Uruguai); Universidad Católica de Santiago de Quayaquil (Equador); Universidad de Aveiro (Portugal); Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (Colômbia); Universidade Estadual da Paraíba; Universidad Anáhuac México Norte (México); Universidade Federal de Minas Gerais; Universidad de Puerto Rico (Porto Rico).
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Juarez Carlos Pezzuti é colaborador do TEAM network (Tropical Environmental Assessment and Monitoring), projeto executado no Brasil através de uma parceria que envolve o ICMBIO, Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). Mantém colaboração com a Universidade de Amsterdam (Holanda, Dr. Fabio de Castro) em pesquisas relacionadas com as iniciativas de conservação de recursos aquáticos na várzea do Baixo Amazonas, e com a Universidade de Leeds (Reino Unido, Dra. Claire Kamei e Dra. Lindsay Stringer) em pesquisas sobre a relação das comunidades locais e os manguezais na RESEX Curuçá. Colabora também com os pesquisadores Sky Alibhai e Zoe Jewell da Universidade de Duke (EUA), e Stuart Munro (Naankuse Foundation, Namibia) em uma pesquisa sobre conhecimento tradicional e a relação das comunidades locais com a fauna, em uma pesquisa realizada no Brasil e na Namibia.
Instituições envolvidas:
Universidade de Amsterdam, Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Universidade de Leeds (Reino Unido), Universidade de Duke (EUA), e Naankuse Foundation, Namibia.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior estabelece intercâmbio acadêmico com a Christian-Albrechts-Universiätzu Kiel, Geographisches Institut (Alemanha), em parceria com o Prof. Dr. Rainer Wehrhan. Integra a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) formada por professores e pesquisadores de universidades brasileiras, chilenas, argentinas e espanholas.
Instituições envolvidas:
Christian-Albrechts-Universiätzu Kiel, Geographisches Institut (Alemanha)
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Simaia Mercês coordena a Rede Amazônica de Habitação Saudável, composta por núcleos em Cuba, Argentina, Chile, México, Venezuela, Peru, Colômbia, Honduras, Paraguai, República Dominicana, Haiti, Honduras e, ainda, no Rio de Janeiro. A Rede Interamericana conta também com o apoio da Organização Mundial de Saúde e de pesquisadores da Buffalo University, USA.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Amazônica de Habitação Saudável
Instituições envolvidas:
Organização Mundial de Saúde, Buffalo University e Universidade Federal do Pará.
Nacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
Com coordenação geral na Embrapa, as Profas. Dras. Nirvia Ravena e Oriana Almeida participam da Rede Silvicultura de Florestas Nativas e Plantadas para Promoção do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará (chamada Rede Biomassa Florestal). Trata-se de uma rede de 50 pesquisadores, de várias instituições de pesquisa do estado do Pará.
A Profª. Drª. Oriana Almeida colabora com a UNIVAP, o IFPA, e a UEAP no Projeto “Efeitos de expansão e retração econômicas e perturbações climáticas no modo de vida e na resiliência de pequenas cidades do Delta Amazônico”. Também tem colaboração com UNIR/UFAP no Projeto da CAPES-Pro Amazônia “Governança, Gestão de Conflitos e Manejo dos Recursos Naturais na Amazônia”.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede Silvicultura de Florestas Nativas e Plantadas para Promoção do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará
Instituições envolvidas:
Embrapa e Universidade Federal do Pará.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Durbens Martins Nascimento é pesquisador do Consórcio Forças Armadas Século XXI, participa da Rede Nacional sobre Pesquisa em Defesa e Forças Armadas, por meio de dois programas especiais da CAPES: o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (PRÓ-DEFESA) e o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional (Pró-Estratégia).
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede Nacional sobre Pesquisa em Defesa e Forças Armadas
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro participa da rede de pesquisadores sobre Políticas Culturais que envolvem diversas instituições nacionais (UFPA, UFBA, UFRB, UFCE, UECE, UFF, Fundação Casa de Rui Barbosa).
Instituições envolvidas:
UFPA, UFBA, UFRB, UFCE, UECE, UFF, Fundação Casa de Rui Barbosa.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profª. Drª. Marcela Vecchione Goncalves faz parte da Rede Brasileira de Justiça Socioambiental, financiada pela Fundação Heinrich Boell, da qual fazem parte pesquisadores de várias universidades públicas no país, organizações não-governamentais, movimentos sociais e povos comunidades tradicionais, combinando pesquisa para denúncia de violações de direitos socioambientais e de direitos humanos a atividades de educação popular e de jovens estudantes em temáticas que associam o ambiental, o social e o territorial. A referida professora também faz parte da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, onde coordena o GT de Pesquisadores do Matopiba, com financiamento da Fundação Ford e da ActionAid Brasil. Como membra da Campanha e coordenadora do GT, no ano de 2017, formulou, coordenou e lecionou com outros colegas a “Oficina de Direitos Territoriais na região do Matopiba”, em agosto de 2017, em Imperatriz (MA) e Goiania (GO), tendo produzido cartilha de apoio à formação de povos e comunidades tradicionais com base em extenso levantamento sobre as mudanças legislativas e executivas em curso, que comprometem os mesmos direitos. Em 2017, na coordenação do Grupo de Pesquisa ReExisTerra - Resistências e ReExistencias na Terra, começou a realizar pesquisa e atividades conjuntamente com o Laboratório T/terra, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN/UnB), sob a coordenação da Profª. Drª. Marcela Coelho Stockler, e com o Grupo Ameríndia, de Etnologia Indígena, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Pará, sob coordenação das Professoras Dras. Beatriz Matos e Julia Otero.
Instituições envolvidas:
UFPA, UNB.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Francisco de Assis Costa é membro da RedeSist (coordenado pelo prof. José Cassiolato, do Instituto de Economia da UFRJ) com 22 diferentes universidades em todo o Brasil. É membro da Rede GEOMA (MCT). Tem cooperação acadêmica contínua com a UFMG-CEDEPLAR. É conselheiro do MDA e participante do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (CPDA-UFRRJ). É conselheiro do Programa Amazônia da empresa NATURA. Coordenador do GT Economia Política da Amazônia, na Sociedade Brasileira de Economia Política.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Projeto Quantificação de Biomassa Nativa e Secundária para Financiamento do Desenvolvimento Regional no Estado do Pará
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Edna Ramos de Castro participa como pesquisadora no projeto de Pesquisa “Políticas de Desenvolvimento Regional e de Produção de Energia, Regulação e a Formação de Regiões Transfronteiriças na Amazônia e no Prata”, Edital Universal/CNPq/2014-2017, coordenado pela Profa. Titular da UFRJ Dra. Maria Célia Nunes Coelho, da UFRJ e do qual fazem parte pesquisadores de outras universidades brasileiras.
Participa como pesquisadora com seu Projeto de Pesquisa da Bolsa de Produtividade, no eixo de estudos sobre a Mineração em países sulamericanos, em intercâmbio com a Universidade Federal do Minas Gerais, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Espirito Santo e a Universidade de Valparaiso, no Chile, embora sem financiamento conjunto.
Participa como membro do Júri do Prêmio Milton Santos 2017, da Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional/ANPUR que atribui aos melhores artigos publicados na área, no Brasil ou no exterior e contemplados no Encontro nacional da ANPUR, em 2017, em São Paulo; participa como membro do Júri do Prêmio Teses e Dissertações, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade/ANPPAS, que atribui Prêmio e Menção Honrosa às melhores teses e dissertações defendidas entre 2015 e 2017, e contemplados no Encontro Nacional da ANPPAS, em 2017, em Natal; é membro de Comissão Editorial em várias revistas nacionais, como: Interespaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade; Revista Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento; Sociologia e Antropologia; Petróleo, Royalties e Região; BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, dentre outras; é editora chefe da Revista Novos Cadernos NAEA, publicada pelo NAEA/UFPA, sendo pontuada com o conceito A1 em Antropologia e Conceito B1 em Sociologia, no ano de 2017.
Instituições envolvidas:
UFPA, UFRJ, ANPUR, ANPPAS, UFMA, UFMG, UFCE, UFES, Universidade de Valparaiso (Chile).
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Sílvio José de Lima Figueiredo realiza pesquisas financiadas pelo CNPQ nos municípios dos estados do Pará e do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pelo programa de Pós-Graduação em Turismo.
Também realiza pesquisas com a participação da Universidade Federal Fluminense sobre modelos comparativos de patrimonialização cultural. É coordenador de Grupo de Trabalho em Cultura, Turismo e Desenvolvimento no Seminário de Desenvolvimento Regional Estado e Sociedade/SEDRES, Integra a rede Cultura, Lazer, Turismo e Desenvolvimento Regional, com participação de pesquisadores do IFPA, UFPB, UEPB, UFRN, UFF, IPPUR (UFRJ) e PUCParaná. Integra a Rede Políticas Públicas, coordenada pelo IPPUR/UFRJ (Profa. Dra. Tamara Egler) participando do projeto “Políticas públicas, inovação e território” e atua no Projeto “Ecossocioeconomia Urbana: arranjos socioprodutivos e autogestão comunitárias visando o desenvolvimento territorial sustentável”, desenvolvido pela PUC Paraná (Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio) com a participação da Universidade do Estado da Bahia e da UFRN. Participa do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Turismo, com o projeto Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo, da Universidade de Brasília.
Instituições envolvidas:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará, IFPA, UFPB, UEPB, UFRJ, PUC-PR.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Ligia Simonian coordena projeto de pesquisa e extensão sobre TQ Cunani, Amapá com a participação de pesquisadores da UFPA, da UNIFAP e do Ministério Público do Estado do Amapá – MPEAP.
Instituições envolvidas:
UFPA, UNIFAP e Ministério Público do Estado do Amapá – MPEAP.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Nírvia Ravena faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento – PPED - composto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-sede), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (via do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade-CPDA).
Participa também do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo-NEIC, sediado no IESP (Instituto de Estudos Sociais e Políticos), instituto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Instituições envolvidas:
Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Pará.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profa. Dra. Mirleide Chaar Bahia é vinculada à Rede CEDES — Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer, gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (Ministério do Esporte), criada para o fomento da pesquisa integrada ao Programa Brasil Potência Esportiva, integrando o conjunto de ações do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), direcionado para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Esporte e do Lazer. Reúne instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, que se constituem em Núcleos da Rede.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Rede CEDES — Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer
Instituições envolvidas:
Ministério do Esporte e Universidade Federal do Pará.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Juarez Carlos Pezutti participa como pesquisador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - NEPAM da UNICAMP. Também é responsável pela parceria UFPA/NAEA com o Museu Paraense Emilio Goeldi, para implementação e coordenação do Projeto Ecologia, Avaliação e Monitoramento das Florestas da Estação Científica Ferreira Penna, Melgaço, Pará", ou Projeto TEAM-Caxiuanã. É colaborador em cursos de Pós-Graduação na UFMA.
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Projeto TEAM-Caxiuanã
Instituições envolvidas:
UNICAMP, UFPA, UFMA.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Luis Aragon Vacca é Pesquisador Visitante com bolsa do CNPq na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Foz do Iguaçu, Paraná), com colaboração nos projetos de pesquisa realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Amazônia e com o mestrado acadêmico em desenvolvimento e políticas públicas, participando de bancas de defesa de dissertações.
Instituições envolvidas:
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e UFPA.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
A Profª. Drª. Rosa Elizabeth Acevedo Marin coordena o projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Projeto de Pesquisa a que se vincula:
Nova Cartografia Social da Amazônia
Instituições envolvidas:
UFPA, UFAM.
Tipo: Intercambio
Descrição da atividade:
O Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior participa da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME) – coordenando o Núcleo Belém, e integra o Observatório de Políticas Públicas, Conhecimento e Movimento Social na Amazônia (COMOVA). Também participa do INCT: Novo Brasil Urbano - transformações, contradições e diversidade, coordenado pela Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito, tendo como Instituição-sede a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Presidente Prudente - SP.
Atividade a que se vincula:
Observatório de Políticas Públicas
Instituições envolvidas:
UFPA, UNESP.