PPGDSTU alcança nota máxima e divulga resumo ilustrado do relatório enviado à Capes

 

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) conquistou nota máxima, equivalente a sete, na recém-divulgada avaliação quadrienal da Capes (2017-2020). Com o resultado, o PPDGSTU consolida-se como programa de excelência em pesquisa e pós-graduação interdisciplinar sediado na Amazônia, reforçando a importância do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), maior instituição de ensino superior da região. A nota máxima também reconhece programas stricto sensu como sendo de padrão internacional.

A avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui notas de um a sete aos programas com base em indicadores quantitativos e qualitativos produzidos pelos programas de pós-graduação. Internacionalização, convergência entre ensino, pesquisa e extensão, transparência dos atos administrativos, produção qualificada, participação em redes e sociedades de pesquisa, prêmios acadêmicos são alguns dos elementos avaliados.

Para o coordenador do PPGDSTU, professor Ricardo Folhes, “trata-se de uma conquista importante, advinda de uma longa trajetória de pesquisas no Naea, que no próximo ano celebra 50 anos. Desde a criação do mestrado em planejamento, em 1977, e do doutorado, em 1994, muito se fez e aprendeu no PPGDSTU para que recebêssemos a nota máxima, um reconhecimento oficial da excelência em pesquisa e ensino na pós-graduação”, observa.

O PPGDSTU elaborou no início de 2021, sob coordenação da professora Marcela Vecchione Gonçalves, que esteve à frente do programa nos últimos dois anos do período avaliado, um resumo ilustrado do relatório enviado para avaliação da Capes, com objetivo de estimular a transparência, o diálogo e a divulgação científica para os públicos internos e externos do Naea. O relatório contém informações relativas ao período avaliado (2017-2020) e pode ser acessado neste link.