Na última sexta-feira (12/11/2021) foi lançado na COP, em Glasgow, o Relatório de Avaliação do Painel Científico para a Amazônia (SPA).
O SPA é uma iniciativa inédita convocada sob os auspícios da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN-UN). O SPA é composto por mais de 200 cientistas e pesquisadores proeminentes dos oito Países amazônicos, Guiana Francesa e parceiros globais. Esses especialistas se reuniram para debater, analisar e reunir o conhecimento acumulado pela comunidade científica, pelos povos indígenas e outros atores que vivem e trabalham na Amazônia.
O Painel é inspirado no Pacto de Letícia pela Amazônia e produziu um relatório inédito que fornece uma abrangente, objetiva, aberta, transparente, sistemática e rigorosa avaliação científica do estado dos ecossistemas da Amazônia, tendências atuais e seus implicações para o bem-estar a longo prazo da região, bem como oportunidades, políticas e opções relevantes para a conservação e o desenvolvimento sustentável.
O relatório tem três volumes que tratam da base física (V. I), dinâmica econômica e social recente (V. II) e propostas e perspectivas (V. III).
O professor Francisco de Assis Costa foi autor líder do capítulo 15 (V. II), e coautor nos capítulos 14 (V. III) e 30 (V. III).
O relatório está disponível para download. Seguem os links:
Amazon-Assessment-Report-2021-Part-II-reduced.pdf
Amazon-Assessment-Report-2021-Part-III-reduced.pdf
Sumário executivo
Policy-brief:
SPA-policy-brief-single-page.pdf